24 dezembro 2014

Ceia de Natal

O Natal é uma festa mundialmente conhecida, criada oficialmente pelo Papa Libério, no ano de 354 d.C. e que os cristãos do mundo inteiro comemoram no dia 25 de dezembro como sendo o nascimento de Jesus Cristo.




Historicamente, a ceia natalina originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber peregrinos e viajantes para confraternizarem nesta data cristã.

Outro apontamento conta que antigamente a comunhão na Santa Missa exigia jejum prolongado. Então, como a Missa do Galo sempre foi celebrada à meia noite do dia 24 de dezembro, as famílias preparavam um lanche para depois da cerimônia.  Mas com o passar do tempo, pratos mais elaborados foram introduzidos, e as ceias natalinas ficaram mais sofisticadas.

Vários alimentos viraram quase que uma obrigação na ceia, e a tradição foi se espalhando pelo mundo. Cada região foi acrescentando um prato típico: um exemplo é o peru, que é um costume norte-americano. Já o panetone veio da Itália, e o bolo da Ibéria. As frutas secas do inverno europeu, que hoje são adotadas pelos países tropicais, entraram na composição dos pratos trazidos pelos imigrantes.



Então, aproveitem esse momento de união e celebrem a vida ao lado de pessoas que vocês amam!

FELIZ NATAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário