12 janeiro 2015

A deliciosa culinária Quilombola

Faz pouco mais de uma semana que eu almocei em um lugar maravilhoso lá em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. Foi uma experiência de resgate das raízes da cultura brasileira: uma refeição quilombola.



Mas peraí, vamos voltar um pouco na história do nosso país?!

Os quilombos surgiram como refúgios para os escravos que fugiam das fazendas. Para quem não sabe, a cidade de Paraty teve um porto clandestino para o tráfico de escravos e, dos 10 mil moradores que passaram por lá durante o período colonial, 3.500 eram escravos que trabalhavam principalmente nas fazendas de cana-de-açúcar e alambiques.



Mas a origem do chamado Quilombo do Campinho foi um pouco diferente dos outros espalhados pelo país. Situado a 20 km de Paraty, lá todos os moradores são descendentes de três escravas: Antonica, Marcelina e Luiza. Mas dizem que elas não eram escravas comuns, tinham cultura e habitavam a casa grande.  Depois da abolição da escravatura, em 1888, os fazendeiros da região abandonaram suas propriedades, que foram divididas entre os que ali trabalhavam, e assim surgiu o Quilombo do Campinho. Hoje 120 pessoas moram no local que tem restaurante, loja de artesanato, espaço para danças e as casas dos quilombolas, as quais são dividas por núcleos familiares.

Mas e a comida?! Ahhhhh minha gente, eu descobri graças à dica de um amigo e ao Guia 4 rodas. Todos recomendavam o Restaurante do Quilombo. Era meio-dia e um calor de quase 40 graus quando decidimos experimentar a culinária típica dos quilombos e que maravilhosa surpresa.



Pedimos o "Peixe a moda Quilombola", um filé de peixe grelhado servido no palmito pupunha com farofa de camarão e banana.

Gostoso?! Que nada! Divino! Um dos melhores pratos que a cidade de Paraty me ofereceu durante os 5 dias de descanso.

Comida com sabor, tempero de salivar e querer mais.

Para acompanhar, mais uma descoberta: suco de juçara, que é a fruta do palmito doce. Foi outra delícia de experimentar. Recomendo muito uma refeição no local! Além do excelente sabor, o atendimento foi de primeira!


Aliás, eu até peguei a receita desse prato e logo logo vou testar e repassar aqui no blog!

Em breve eu conto o resultado!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário