06 janeiro 2015

Dia de Reis

Na tradição cristã, o dia de Reis é comemorado no dia 6 de janeiro, quando os três Reis Magos encontram o menino Jesus recém nascido.

Cada um dos Reis saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos  - que viajaram juntos. Baltasar deixou a África com mirra, um arbusto que é originário do país, onde é extraída uma resina para a preparação de medicamentos.

O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos eram queimados para aromatizar os ambientes, espantar energias negativas, além de representar a fé e a espiritualidade

Já Belchior ou Melquior saiu da Europa levando ouro ao Messias, o que simbolizava a nobreza e era oferecido aos deuses.

A folia de reis é uma festa de origem portuguesa e foi trazida ao Brasil na época da colonização. Durante os festejos, grupos saem caminhando pelas ruas levando as bençãos do menino Jesus.

Na Europa, a tradição é bem diferente: na Espanha, as crianças deixam sapatos nas janelas com capim ou ervas a fim de alimentar os camelos dos Reis Magos. Em troca, elas recebem guloseimas. Nesse dia, os presentes de Natal são trocados.

Já na França, é dia de comer o Galette des Rois, um bolo que vem acompanhado com um presente dentro. Aliás, ele vem com uma coroa de papel, quem encontrar a surpresa é coroado e no ano seguinte tem que fazer o quitute.






















Ah, sem esquecer que em várias famílias hoje é o dia de desmontar os presépios e consecutivamente toda a decoração natalina.

Prontos e prontas para guardar tudo?!

Beijos, 

2 comentários:

  1. Matei minha curiosidade.A gente aprende muito com voces blogueiras...adoroooo!

    ResponderExcluir
  2. Matei minha curiosidade. Aprendemos muito e nos deliciamos com as matérias da prendada.Voces blogueiras são antenadas e ligadas .

    ResponderExcluir