29 janeiro 2015

La Lupita: O México no Sul do Brasil

Quem me conhece sabe do meu encanto pela culinária mexicana, e o quanto amo experimentar as variações dela por onde passo. Já comi em São Paulo, Rio de Janeiro, Washington, Boston, New York, Porto Alegre e em Santa Maria.

Aliás, foi lá na cidade que fica a 290 quilômetros da capital gaúcha que vivi uma experiência gastronômica deliciosa e que eu quero dividir com vocês.



O único restaurante mexicano da cidade universitária de Santa Maria se chama La Lupita. Eu estive duas vezes no local, em anos diferentes, e em ambas ocasiões fiquei com aquele sabor marcante na minha memória gastronômica. 




O ambiente cheio de cores e referências da cultura mexicana tem uma decoração linda. (O lugar é tão bonito que serve de cenário para comerciais e matérias). Até o banheiro feminino é inspirador: fiquei encantada. Mas vamos ao que interessa... a comida! 

Por onde passo, peço uma grandiosa porção de nachos; e os do La Lupita me conquistaram na primeira mordida: acompanhamentos, pimenta, molhos; tudo feito com primor, tudo para nos deixar babando. 




Depois segui para os tacos (outro vício que tenho), e eles foram arrebatadores. Pedi todos os sabores e não me arrependi. Os ingredientes frescos, a guacamole feita na hora, o frescor da comida é percebido no paladar. 






Só não continuei nos salgados porque meu coração estava  batendo forte pela sobremesa... Os mini churros são os melhores que já comi (e olha que passei a infância comendo churros na saída do colégio, hein!?)



 O restaurante existe há quase 3 anos, e a cozinha é comandada pelo chef Tiago Mallet, que trocou a arquitetura pelas panelas. Ele se apaixonou pela culinária mexicana e, depois de muitos estudos e testes, decidiu abrir o restaurante. Hoje, o La Lupita é um sucesso, e a casa está sempre lotada. Mérito do Tiago, que se dedica de corpo e alma ao restaurante. Ele até bateu um papo rápido com a blogueira aqui, confira:

 Quando foi o seu primeiro contato com a culinária?
Tiago: O primeiro contato foi na casa da minha mãe. Sempre gostei, mas só comecei a cozinhar quando morei sozinho e passei a exercitar os pratos. 

Qual o prato preferido do chef?
Tiago: Não tenho um prato preferido. Gosto mesmo daqueles que têm um tempero diferenciado, como os da culinária tailandesa.

Um tempero que não pode faltar na sua cozinha?
Tiago: Pimenta

Um sonho gastronômico?
Tiago: Gostaria de trabalhar ao lado de um grande chef, como Alain Ducasse, ou ter uma estrela Michelan no Lupita

Qual a sua principal dica para quem está começando a cozinhar?
Tiago: Cozinhar não tem o glamour que as pessoas pensam: é um trabalho que exige muito esforço físico e mental. Acredito que cozinhar também é um dom, portanto não é para qualquer um... 

O chef  Tiago Mallet é...
Tiago: Um cozinheiro

Bom, gente, já sabem, né?! Quem passar por Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, vai lá no restaurante La Lupita.


LA LUPITA:
Rua Duque de Caxias, nº 1701
Santa Maria - RS
Aberto de terça a domingo, das 19:00 às 00:00

Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário