14 abril 2015

No Passado...

 Hoje é dia do café!






"Diz a lenda que quem legou a bebida foram os monges da Etiópia. Conta-se que Kaldi, um pastor de cabras, estava procurando seu rebanho extraviado quando o encontrou devorando avidamente as "cerejas" vermelhas que Lineu, em 1753, categorizou como Coffea arabica. Ele dançou de prazer ao provar as cerejas, compartilhando com um caminhante. Este, por sua vez, sentiu-se tão revigorado com aquela dose de cafeína que levou as cerejas vermelhas aos seus amigos monges, que cultivaram a árvore e prepararam a bebida que os mantinha acordados durante as orações".

O trecho extraído do livro "50 Plantas que Mudaram o Rumo da História, de Bill Laws"  conta a lenda da descoberta do café, bebida que ao longo dos anos, se transformou em moeda de troca e produto de alto valor. Lembram dos cafezais do Brasil?

Aliás, mais uma história antiga, para quem não sabe a Floresta da Tijuca aqui no Rio de Janeiro já foi uma grande plantação de café. Mas, Dom Pedro II, não concordava com desmatamento que estava afetando a fauna e flora brasileiras e também prejudicando o abastecimento de água potável da capital do Império. Foi aí que ele mandou retirar o cafezal e fez pela primeira vez na história do país, o reflorestamento de uma área.

Enfim, mas a pauta aqui é café, me aprofundei nas aulas de história (que eu amo) e esqueci de dizer dos benefícios que essa bebiba pode trazer. Aliás, fiz uma matéria super legal sobre o tema, confiram:


Beijos com gostinho e cheirinho de café...

Nenhum comentário:

Postar um comentário