14 julho 2016

Dica cultural: Gilberto Gil - o musical


Calma que não é mais um daqueles musicais biográficos! Pelo contrário, eu até fiquei um pouco confusa no começo da peça, fui sem saber e fui pega de surpresa! Uma grata surpresa!

O Musical "Gilberto Gil - Aquele Abraço", conta a história do artista a partir das suas obras. São mais de 50 músicas que narram a história de Gil através da história do Brasil. Em cena, oito atores e músicos: Alan Rocha, Cristiano Gualda, Daniel Carneiro, Gabriel Manita, Jonas Hammar, Luiz Nicolau, Pedro Lima e Rodrigo Lima - que se reúnem novamente (eles fizeram o musical "Samba Futebol Clube") para relembrar a poesia, beleza e engajamento das canções de Gil, ao longo de 11 blocos distintos.

A capacidade técnica de atuação e a musicalidade dos atores é de tirar o fôlego, eles são completos, completíssimos! Além, é claro, de toda a liberdade criativa da trama. Em cena, eles se revezam, tocam diferentes instrumentos, dançam, cantam e trazem à tona toda a musicalidade de Gilberto Gil ao longo dos seus 50 anos de carreira. Em alguns momentos ficamos tensos, chocados, emocionados. Revelo que chorei em algumas partes lindas do musical. Mas nada de deprê gente, é chorar pela beleza da coisa, entende? E boas gargalhadas são dadas quando eles relembram os "trejeitos baianos" do músico.


Mas a vontade de subir no palco e dançar com aquela turma é contagiante, no teatro vemos jovens e idosas cantando e sacolejando o corpo ao som das musicas de Gil.

O musical  fica mais um mês em cartaz aqui no Rio de Janeiro, até dia 14 de agosto, no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea! Olhem aí o ensaio que coisa linda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário