12 agosto 2016

Dica cultural Rio: O triunfo da cor

Estamos num clima Olímpico, certo?! Certíssimo! E o Rio de Janeiro, sendo palco do maior evento esportivo do mundo, se preparou em vários quesitos. Um desses quesitos, e dos mais importantes para mim, é a arte!


Isso mesmo, a cidade está cheia de exposições incríveis, e a primeira que eu visitei foi no Centro Cultural Banco do Brasil - que sempre arrasa nas escolhas e na curadoria.

A "Ruiva" de Toulouse-Lautrec
 A exposição, chamada "O triunfo da cor - o pós impressionismo: obras primas do Musée d'Orsay e do Musée de l'Orangerie", fica até dia 17 de outubro, no Centro da cidade, e traz quadros de artistas renomados como Vincent Van Gogh, Paul Gauguin, Paul Sérusier, Émile Bernard, Toulouse-Lautrec, Claude Monet, Henri Matisse, entre tantos outros.

As mulheres tahitianas na praia, de Paul Gauguin
A intenção é apontar a questão da cor na pintura ocidental. A geração de artistas que sucede os impressionistas entre 1885 e 1905 pregava uma abordagem multifacetada das cores: ora subjetiva, ora científica. As obras apresentadas se dividem em quatro momentos: no núcleo misterioso do pensamento,  a cor científica, os nabis e a cor em liberdade.

Praia em Heist, de Georges Lemmen
Se me perguntarem o que eu mais gostei em toda a exposição, certamente vou responder que foram os quadros feitos a partir da técnica do pontilhismo. São extraordinários, tridimensionais e impressionantes. Mas daí vai de gosto, né?! Tem beleza em todos os cantos e cada obra pede um olhar minucioso e atento para detalhes que encantam.

As musas, de Maurice Denis
Tá no Rio? Vai lá no CCBB e não perde essa exposição que é gratuita e tem obras que vieram diretamente de Paris para os nossos olhos!

CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil
Até 17 de OUTUBRO
De quarta a segunda, 9h às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário