02 agosto 2016

O nosso futuro depende da economia circular



A discussão sobre sustentabilidade não é mais algo teórico ou papo de bicho grilo. Negativo! As consequências das alterações climáticas e dos problemas ligados ao lixo e ao descarte tóxico são bastante palpáveis e muita gente tá sentindo na pele essas mudanças. 

Algumas empresas já perceberam isso: quanto mais a gente consome, mais lixo a gente produz. O volume de descarte é tão gigantesco que a única solução é a economia circular. Mas o que é isso?

O objetivo é o aproveitamento máximo das matérias primas. É um upgrade na ideia de reciclagem. A empresa faz produtos e todos os seus resíduos e componentes são usados e reutilizados, evitando a geração de lixo industrial.

Esse é o intuito da economia circular: que a cadeia de fornecimento seja um circulo fechado e, em um cenário ideal, todos os resíduos produzidos desapareçam por completo.

Mas aí você me pergunta: "Tá, as empresas fazem isso e a gente, faz o quê"?

Ué, a gente passa a consumir menos!  Muitas pessoas estão apostando em um mix de produtos "vintages" e recicláveis. Um exemplo disso é reutilizar jeans antigos. Algumas marcas estão customizando ou dando outra finalidade para os produtos. E isso você pode fazer até em casa!

Quem sabe a gente a não tenta?! O planeta agradece! ;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário