26 setembro 2016

Moda: a hora e a vez das roupas bordadas

Vocês já repararam que esse ano está cheio de tendências artesanais, coloridas e inspiradoras no mundo da moda?! Primeiro, foram os patches, aqueles apliques que muita gente usou nas jaquetas dos anos 1990 e que são super descolados. Depois, os pins, os broches modernos e cheios de atitude que ainda estão sendo vendidos em muitos lugares. Mas agora, os fashionistas de plantão já sabem: é a hora e vez das peças bordadas a mão.



Camisas, vestidos, calças, jaquetas e até mesmo os tênis estão sendo bordados de maneira única. O que deixa a peça totalmente exclusiva e com um valor acima da média no mercado. Afinal, isso dá um super trabalho para fazer! Fora as horas dedicadas ao bordado. Realmente, não tem preço!


No desfile da marca italiana Dolce & Gabbana que aconteceu nessa última semana, os bordados e brilhos roubaram a cena. A coleção chamada Tropico Italiano foi apresentada em Milão, na Itália, e arrancou suspiros da plateia.


Mas para quem é mais minimalista e não gosta de bordados coloridos e extravagantes tem essa outra opção aqui: a de bordar frases em camisetas e bolsos. Sim, você pode escrever o que quiser. Basta ter linha, agulha e um pouquinho de dons manuais. :)


Mas se você não sabe bordar, não se preocupe! Você pode encomendar a peça ou fazer algumas aulas (aqui no país, já existem coletivos de mulheres que passam os conhecimentos dessa tradição secular através de aulas super didáticas e criativas). Quer saber mais?! Olha os meus posts sobre o Clube do Bordado e a família Matizes Dumont.

Eu já fiz esses dois cursos, que são bem diferentes, mas que me ensinaram muito sobre a arte de bordar. Aliás, já estou preparando uma peça de roupa linda para o verão. Me aguardem! :) 


Um comentário: