03 outubro 2016

O que é a decoração Shabby Chic

.

Muita gente ainda não conhece o estilo Shabby Chic, mas com certeza já viram ou até mesmo possuem alguma peça dele em casa. Shabby (que em português significa: surrado, gasto ou velho) acompanhado de chic dá nome a esse estilo sofisticado, mas com um quê de ar propositalmente decadente.
Com origem lá na década de 1970, o estilo surgiu nas casas da Inglaterra e logo conquistou adeptos pelo mundo todo. As principais cores usadas nesse estilo de decoração são branco, bege, marrom, cinza e salmão. Metais com ferrugem, pinturas descascando, tecidos desfiados e diversos elementos que remetem ao desgaste pelo tempo.

Mas calma: nesse estilo também são usadas flores, artigos de madeira, molduras de quadros vazias, tecidos florais, lustres grandes e de cristais. Ambientes com muita luz natural também são importantes nessa decoração que beira o romantismo.



Como o estilo nasceu

Existe uma briga, e até mesmo um impasse, entre ingleses e americanos, e vou explicar o porquê.

Os ingleses buscavam uma decoração de estilo mais moderno e sofisticado. Com isso, comerciantes de lojas de antiguidades e de segunda mão estavam cheios de mobília vitoriana e com muita madeira. Ninguém queria mais essas peças. (Imaginem?! O desaforo deles!) Mas aqueles consumidores que não tinham dinheiro para investir em móveis modernos, tiveram que se contentar com esses móveis que foram restaurados, e assim surgiu o estilo. Foi aí que a decoradora americana Rachel Ashwell, batizou o estilo de Shabby Chic e abriu uma série de lojas com objetos chiques e desgastados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário